segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sociologia

      Ontem saindo da faculdade ouvi uma frase de uma colega de sala que me deixou assustada, no meio de uma conversa ela disse a seguinte frase:" sociologia é para os fracos...".Por se tratar de uma acadêmica de Direito a frase me chocou.Fiquei me perguntando qual seria o objetivo de um jovem quando escolhe ser um operador do direito,já que os meus objetivos sempre foram tão claros ,a sociedade, a busca da dignidade humana, o outro.
      Percebi que esta crescente alienação dos jovens é muito preocupante.Dignidade humana, integridade moral,respeito familiar são preceitos cada vez mais solúveis na sociedade atual.A visão do mundo está cada vez mais capitalista e centrada em retornos financeiros. Os pais estão preocupados se o filho está numa boa escola, se aprendeu alguma língua estrangeira, se vai ingressar na faculdade, se será bem sucedido profissionalmente. Mas muitos não se preocupam se estão criando pessoas conscientes politicamente,os filhos estão sendo criados numa geração-tartaruga, uma geração medrosa, recolhida para dentro de si.Não se criam tantos jovens que olhem um pouco mais além das cercas elétricas que circundam suas casas, que enxerguem que os problemas do mundo também são de sua conta. E o mais importante, que cresçam.
      Talvez esses problemas fossem menos acentuados se tivessemos um sistema de ensino preocupado na formação de pessoas e não apenas em profissionais.As disciplinas de Filosofia e Sociologia,ambas as têm sido defendidas por educadores como fundamentais na construção da cidadania dos indivíduos. No entanto, durante a década de 80 – sob a repressão da ditadura militar - esta possibilidade foi suprimida dos currículos escolares brasileiros, com o objetivo de padronizar o pensamento da sociedade em favor dos ideias governistas. Na opinião de educadores, o adulto de hoje, que formou a juventude daquela época, é o principal prejudicado por tal ausência, tendo privado muitos da capacidade de questionamento sócio-cultural da sociedade e do pensamento de liberdade e tornando pais alienadores.
      Por isso Sociologia é importante sim,e fracos são aqueles que acham que o dinheiro é capaz de suprir todas as angústias do homem , dignidade,respeito ao próximo,conhecimento são coisas que o dinheiro não compra e que a Sociologia e a Filosofia lhe proporciona.

Este texto foi escrito em 2010, em meu blog Cartas ao Mago.

Nenhum comentário:

PLANO DE AULA 1 : Introdução ao Direito e suas Fontes

  Tema: Introdução ao Direito e suas Fontes Objetivos: Compreender o conceito de Direito e suas principais características. Identificar e de...